Preste muita atenção. Não é necessário alterar estas configurações.
1º) Cada aluno utiliza 2 máquinas virtuais no computador. Ao criar a sua máquina deixe bem claro o nome dela identificando a sua turma, módulo, horário, etc, para que não tenhamos problemas. Você pode alterar o Nome da máquina quando quiser apenas abrindo as suas configurações.
Clique para ampliar |
2º) Crie 2 máquinas com a seguinte configuração:
- Nome contendo a turma explicitamente.
- Sistema operacional Microsoft Windows, ou Linux Debian
- 256 MB de memória RAM
- Disco rígido no formato VDI, com 20GB, dinamicamente alocado.
3º) Criadas as máquinas você pode abrir a configuração de cada uma e:
- Desabilitar Audio
- Desabilitar o USB
- Na guia Sistema preste atenção na ordem de boot. Deixe o CD em primeiro lugar, e em seguida o HD.
Após a instalação apenas desmarque a opção do CD na ordem de Boot.
- Na guia Armazenamento você deve inserir a imagem do CD do sistema operacional que vai usar. Veja a imagem abaixo:
Após a instalação do sistema desmarque o CD da ordem de boot na guia sistema.
4º) Configuração da rede no Virtual box.
A máquina que será CLIENTE tem apenas uma interface de rede, configurada como Rede Interna:
A máquina que será SERVIDOR leva 2 (duas) interfaces de rede. A primeira em Rede interna (assim como na máquina cliente) e segunda em modo bridge:
Lembre-se que o Servidor possui 2 placas de rede. Quando estiver trabalhando com o servidor identifique qual das interfaces identificadas no sistema operacional é a que está em Rede interna e qual está em modo Bridge. Isso fará TODA a diferença quando estiver fazendo as configurações.
Se você seguiu os passos corretamente, a primeira interface (rede interna) será identificada no Linux como eth0, e a segunda (modo bridge) como eth1.
5º) Instale o sistema operacional.
Fazendo uma cópia do HD virtual
Você pode fazer uma cópia do HD da sua máquina depois de instalada. Caso tenha algum problema será fácil recuperar. Todas as máquinas do Vbox ficam na pasta do usuário em "VirtualBox VMs". Clique no Menu Iniciar e no nome de usuário que está no topo do menu ao lado direito. Abra a pasta "VirtualBox VMs" e veja as pastas para cada máquina virtual. Identifique as pastas das suas máquinas abra elas. Copie o arquivo de extenção VDI (aquele com o ícone vermelho) e cole em uma outra pasta. Você pode criar uma pasta dentro da "VirtualBox VM's" de nome "Discos" por exemplo e deixar as copias dos HD's lá. Caso tenha algum problema com a sua máquina basta substituir o arquivo do disco.
Dicas
Caso você tenha dificuldades com isso, faça tudo rigorosamente como este guia.
Quando terminar de instalar o sistema e todas as configurações estiverem corretas, desligue a máquina e faça uma cópia do HD virtual.
Não é necessário nenhuma alteração nas configurações passadas aqui. A não ser desmarcar o CD na ordem de boot após a instalação do sistema.
Preste muita atenção na configuração da REDE. Revise esta configuração sempre antes de ligar a máquina. Isto pode lhe causar muita perda de tempo!
Caso tenha duvidas use os comentários. :-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário